Novo vídeo no canal! Relembre produtoras de games que não se deram bem no mercado mobile. Mas que mesmo assim não desistiram. “Causos” clássicos como a Sony, Konami, Capcom e até mesmo a Nintendo, que passou anos tentando não entrar no mobile, mas que foi obrigada a criar games para celular.
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Roteiro:
No mundo das grandes corporações não adianta ser orgulhoso. Muitas produtoras de games de sucesso, já tentaram surfar a onda dos jogos mobile, falharam, desistiram, mas foram obrigadas a voltar atrás.
Nesse vídeo você vai conhecer a história antes da Nintendo ter sucesso nos celulares, antes da Konami acertar com Yu-Gi-Oh e PES e antes da Sony e Capcom… bem, a Sony e a Capcom ainda não se acharam no mobile.
1 – Sony
A Sony é um dos melhores exemplos de empresa que ERROU FEIO na sua estratégia mobile. Ela não era só publicadora de jogos, mas também fabricante de smartphones.
Apesar do excelente Xperia Play, a grandiosa Sony só criou um desastre após o outro. Tanto que no auge da primeira versão do PS4, apenas a divisão mobile da empresa gerou prejuízo.
No quesito games de celular, a produtora também pisou na bola com jogos como PlayStation All-Stars Island. O game que trouxe Nathan Drake e outros personagens da Sony era apenas um clonezinho mixuruca de “Temple Run”.
Entre 2011 e 2014, a fabricante tentou de todas as formas que a Playstation Mobile, uma plataforma de jogos exclusivos da produtora, fizesse sucesso no Android. Não adiantou.
Até hoje a Sony não emplacou nos games mobile, mas a empresa sabe que o mercado mobile é muito importante. Tanto que já anunciou que vai rever suas estratégias e promete voltar num futuro próximo.
2 – Capcom
Outra empresa que ainda não se achou no mobile, foi a Capcom. A produtora de clássicos como Street Fighter e Mega-man já extingiu sua divisão mobile e criou uma nova entre 2008 e 2016.
A produtora obteve relativo sucesso no iOS, mas no Android, sempre deixou a desejar com games que foram apenas parcialmente lançados em alguns países, e outros títulos que jamais chegaram na plataforma do robozinho.
O auge do vexame veio com Mega Man X over. A ideia da Capcom era transformar a amada franquia do Blue Bomber em um jogo no estilo Runner.
Pegou tão mal que o game nem foi lançado no ocidente. Em 2015 a empresa jogou a toalha e retirou Monster Hunter Freedom Unite da App Store. O jogo havia sido lançado há menos de um ano.
O retorno seria apenas em 2016 com a reformulação da Capcom Mobile que agora voltou com tudo e tem foco em jogos premium.
3 – Nintendo
Nenhuma empresa foi mais perguntada de quando iria para o mobile, que a Nintendo. Desde o lançamento da App Store em 2008, a Big N era procurada para saber sobre quando seus jogos estariam nos celulares.
Ela sempre desconversava e reafirmava que para isso, havia a divisão portátil. A aporrinhação de investidores e da mídia foi tão grande que gerou até rumores de que a Nintendo lançaria um celular.
Bem, isso não aconteceu, mas em 2016, a produtora cedeu a pressão a lançou Super Mario Run. A própria Nintendo já revelou que o jogo foi um fracasso em vendas, mas que sucesso mesmo, foi Fire Emblem Heroes.
Outra revelação é que a empresa pretende lançar um game de Mario Kart até o começo de 2019. Só não vai esperando um port perfeito ok?
4 – Konami
A Konami é melhor exemplo de empresa que errou tudo que tinha para errar no mobile, mas conseguiu dar a volta por cima.
Ela até que mandava bem, nos celulares Java, com ótimos games de Silent Hill e Castlevania. Mas com o surgimento da segunda geração de Smartphones, a coisa começou a desandar.
Quando o iPhone foi lançado em 2007, a produtora trouxe games como Sillent Hill, Metal Gear Solid e Castlevania Symphony of the Night para o Mobile. Mas nenhum era exatamente como a gente esperava.
Sem saber direito como trabalhar com touch, a Konami colocou seus nomes mais importantes, em experiências toscas e sem vida. Nem preciso dizer que os games foram um fracasso de vendas.
Até mesmo PES 2012, que foi bem aceito pela comunidade gamer, não conseguiu segurar a onda e a produtora passou anos para conseguir emplacar outro sucesso. A redenção veio em dobro no ano de 2017 com o lançamento de Yu-Gi-Oh Duel Links e PES 2017.
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