PUBG Mobile foi lançado para Android e iOS recentemente no ocidente. Porém, dos dois games planejados pela Tencent, apenas um deles chegou por aqui (até a data da publicação desse post). Faltou o game mais leve, mais legal e mais inovador, o da Timi Studio: 绝地求生 全军出击 (tradução genérica: PUBG Mobile Army Attack).
O jogo ainda não tem tradução definida nem no inglês, até a data desse post. Por isso, vamos adotar a subtítulo que todos vêm adotando até agora: Army Attack.
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– Por que a Tencent decidiu lançar dois PUBG Mobile?
Antes que qualquer coisa, vamos esclarecer o porquê da Tencent lançar dois jogos licenciados oficialmente de PlayerUnknown’s Battlegrounds para smartphones. O PUBG Mobile Battlefield (que virou o PUBG Mobile no ocidente) feito pelo Lightspeed Studio, e PUBG Mobile Army Attack, criado pelo Timi Studio, uma versão igualmente bonita, porém mais compatível com aparelhos fracos (até mesmo com smartphone com 1.5 GB de RAM e Snapdragon 410).
Para entender isso, é preciso entender um pouco do que estava acontecendo no processo de produção desses dois games. Em 2016 e começo de 2017, havia uma correria imensa para preencher a lacuna de um jogo no estilo Battle Royale nos smartphones.
Isso é tão verídico, que você deve se lembrar do hype de Bullet Strike no Brasil e do UltraHunt (Aquele jogo do Razer Phone) no Exterior. Pois é, quando PUBG Mobile finalmente começou as dar as caras, ambos os games mais hypados sumiram e aparentemente foram cancelados.
Bullet Strike e UltraHunter, jogos absurdamente “hypados” aparentemente foram cancelados depois que PUBG Mobile oficial chegou ao ocidente!
Enfim, voltando ao desenvolvimento de PlayerUnknown’s Battlegrounds oficial. Coube a Tencent levar o jogo para a China, e encomendar a produção de duas versões mobile. Por que duas? Para garantir que uma chegasse junto com a versão de PC na China.
Resultado? Ambas as versões mobile ficaram prontas, antes mesmo do jogo de PC ser adaptado para o público chinês. Como era de se imaginar, se a publicadora vai lançar o mesmo título no celular, mas apresentado por estúdios diferentes, um deles seria usado para testar novas ideias… certo?
Foi justamente o que aconteceu com Army Attack.
– O que há de tão interessante em PUBG Mobile: Army Attack?
PUBG Mobile: Army Attack é tão interessante justamente pelo fato da Tencent e Timi Studio transformarem ele em um jogo muito diferente do PUBG original.
Army Attack é mais focado no público da China e no mobile, possui diversos eventos exclusivos e isso levou a Tencent a realizar várias ideias legais com o game.
Essa versão do jogo foi a primeira a apresentar o mapa Miramar. Mais importante do que isso, são os modos extras: Há dois deles. O primeiro é um modo classificatório, onde os jogadores encaram partidas mais frenéticas em rodadas de duas a quatro sessões.
Mas o outro modo (Tip Test) é o mais criativo e que deveria estar na versão ocidental de PUBG mobile. Esse modo traz batalhas mais curtas, com até 40 jogadores se enfrentando entre si. A área delimitada do mapa é menor, porém o loot é muito melhor. Um modo ideal para quem não tem tempo, ou bateria de encarar partidas de até 30 minutos no modo padrão.
![](https://www.mobilegamer.com.br/wp-content/uploads/2018/04/modo-tip-test-pubg-army-attack.jpg)
Dentro desse modo extra, há ainda um submodo onde apenas armas sniper estão disponíveis. Os jogadores vão testar suas habilidades com AWM, M24, Kar98 e outras armas. Também é um modo com poucos jogadores e focado em uma experiência mais imediata.
O PUBG da Timi Studio é um celeiro de novas ideias. Que depois vão aparecer na versão Lightspeed, e no final, na Google Play e App store.
Como se não bastasse, PUBG Mobile: Army Attack não possui bots. As partidas são muito mais intensas. É muito comum o círculo se fechar ao redor de poucos metros e ainda ter uns 23 jogadores na partida, no modo padrão. Vencer nele é muito mais complicado que em PUBG Mobile: Battlefield.
Ao que tudo indica, todas as novas ideias vão ser testadas primeiro no PUBG da Timi e depois vão chegar na versão Lightspeed, e por final ao ocidente.
Pelo menos pra mim o da light speed tá mais otimizado, o da time fica com o framerate muito incostante no fim da partida fica quase impossível ja o da livtl speed roda liso
O difícil é achar esses modos de jogo :P, único ponto negativo do game é a linguagem
pois eh, q q adianta ter isso tudo e bla bla bla, se mais da metade do pessoal q joga nao entende porra nenhuma do q ta escrito!
Quando convém ao pessoal, basta usar o tradutor 1 vez na print do menu que vc já aprende o caminho, depois só partir para o abraço… isso é apenas desculpa do pessoal pra achar um ponto negativo, fora a questão de bots, que claramente é ‘fácil’ ganhar no LS da play, por conta disso vão preferir o da play…
Resumindo, muito mimimi, pra pouco nego que joga bem e quer jogar contra player real…
Mas cê ta brava?