Já faz um tempo que venho observando como a Garena e 111dots Studio estão trabalhando no seu jogo mais popular, Free Fire. De uns tempos para cá, ficou evidente que ambos, publicadora e estúdio, estão mais focados em lucrar de forma abusiva, do que melhorar o próprio game.
A gota d’água é o evento do um milhão de diamantes, realizado na semana passada. Nele fica evidente que essa e outras opções dentro do game não passam de minijogos de azar, caça-níqueis ou gambling. O tal evento, não passou de um minijogo para gastar diamantes e tentar ganhar… adivinhe? DIAMANTES!
O evento foi curto e ficou claro a péssima ideia que era, ainda mais em países onde o loot boxes e gambling em jogos mobile está sendo investigado como no Japão e em países da Europa.
A mais recente novidade é o “Desafio Bistrô”, onde o jogador precisa comprar kits para aí sim, ter a sorte de fazer um bom “cozimento” ganhar a skin desejada.
Quase todas as skins exigem loot boxes, caixas ou chances aleatórias para tirar uma determinada roupa.
– Novidades apenas cosméticas e nenhuma melhoria no jogo
Há meses que Free Fire não ganha uma novidade sequer no campo da jogabilidade. Nenhum mapa novo ou melhorias em sua movimentação – uma das piores entre todos os Battle Royale de Android e iPhone.
Melhorias contra hackers então? Apesar dos anúncios de combate aos trapaceiros, o jogo continua com muitos tipos de hack, o mais recente deles são jogadores invisíveis.
Mas atualizações com opções para gastar dinheiro de verdade ou promessas de itens se você fizer “xy ou z”, esse tipo de porcaria chega literalmente toda semana ao Free Fire.
Assim fica difícil acreditar em melhorias futuras para o game. Apesar de ser o jogo mais popular no Brasil, Free Fire está distante de ser o melhor game para celular da atualidade.
O lucro é mais importante do que a satisfação dos seu clientes