A comunidade de Genshin Impact não está nem um pouco contente com o evento de aniversário de um ano do game. Segundo os jogadores, o evento de comemoração é um fracasso e as recompensas são muito aquém do esperado.
Entendendo a polêmica de Genshin Impact
Lançado em 28 de setembro de 2020 para Android, iOS, PlayStation 4 e PC, Genshin Impact é um jogo de mundo aberto impressionante que entrega uma experiência de console para os jogadores mobile.
O game lembra muito antigos RPGs Online, ao abdicar de qualquer função automática e oferecer um mundo aberto de verdade.
Porém, para desbloquear novos personagens, é preciso utilizar um sistema de “gacha”, que nada mais é que um mecanismo com chances aleatórias. E como já exploramos em outros artigos, esse sistema é injusto na maioria das vezes.
As reclamações com relação ao evento de aniversário já duram uma semana, e havia uma expectativa de que a miHoYo se redimisse na última hora. Isso não aconteceu e o assunto explodiu novamente nas redes sociais. Neste momento, as menções a produtora de Genshin Impact já superam 445 mil no Twitter.
Phoda mihoyo
recompensas de manutenção//aniversario do genshin pic.twitter.com/j3WPTMfufl
— O Cronista (@luquinhafofojpg) September 28, 2021
Nas redes sociais não faltaram comentários. Alguns jogadores acusaram a empresa de ser “mesquinha” e visar apenas o lucro.
https://twitter.com/ViniPedrozaS/status/1442867095071440903
https://twitter.com/astericepheus/status/1442915290589773825
A crítica tem seu ponto quando olhamos o sucesso financeiro do game. Genshin Impact arrecadou nada menos que US$ 1 bilhão de dólares em seis meses. O número mágico é apenas contabilizando as versões para Android e iOS.
A frustração virou revolta e os jogadores partiram para o ataque. A nota geral de Genshin Impact começou a cair nas lojas de aplicativos. O game está com nota 1.9 / 5 na Google Play. A queda não foi tão brusca na App Store, mas já começou a aparecer, O jogo foi de 4.7 /5 para 4.2 / 5.
Como é o evento de aniversário afinal?
No evento de aniversário de Genshin Impact, os jogadores são presentados com 10 orações (chances) e 40 Gemas Especiais, ao assistem um vídeo interativo com um resumo de sua história no game. Vale lembrar que é preciso 160 Gemas Especiais para conseguir uma oração.
Há ainda premiações para logins diários durante o aniversário com: 80 mil moras (moeda do game), 18 minérios de refinamento e 8 livros de EXP do Herói.
Há ainda um mini-evento para chamar os amigos para jogar Genshin Impact. Cada amigo rende recompensas, mas há um limite de cinco gemas essenciais.
Muitos jogadores estão reclamando – e com razão – que as recompensas do evento de aniversário estão piores que as de outros eventos do game. E é verdade!
Porém, exigir que a empresa dê premiações muito grandes é realmente não entender a armadilha dos jogos gacha.
Aceita que dói menos: jogos gacha geram frustração
O evento de aniversário de Genshin Impact só trouxe à tona como jogos gacha são frustrantes – não apenas às vezes, mas todas as vezes – e principalmente para quem gastou dinheiro no game.
Não adianta! Uma das características de jogos assim é a chance aleatória de ganhar algo bom no jogo. E para cada vez que você consegue o personagem que queria, existem umas 100 ou até 400 vezes que você não consegue.
Jogos gacha geram frustração, ponto. Por mais que você minta para si mesmo que está tudo bem, na realidade, no seu subconsciente, não está tudo bem. E essa frustração guardada, volta à tona em algum momento. Foi o que aconteceu com os jogadores de Genshin Impact.
Veja bem, a miHoYo não prometeu nada para o evento, que inclusive é bem legal do ponto de vista de quem não gastou nada no jogo. Existe até a possibilidade de se ganhar um iPhone 13 Pro Max.
O que acontece é que a empresa soube explorar muito bem o desejo que os jogadores tinham de colecionar todos os personagens ou personagens específicos com bom tier.
A frustração guardada por muitos jogadores, virou esperança de que tudo valesse a pena em um evento surpresa fictício. Muitas pessoas esperavam personagem 5 estrelas grátis, muitos banners enfim, literalmente um evento de encerramento do jogo.
A comunidade criou expectativas infundadas e começou a fazer comparações com outros games que “estão morrendo” e precisam desesperadamente “chamar players de volta”. Não é o caso de Genshin.
Jogos como serviço são assim. Eles se desenrolam à medida que são servidos para os jogadores. E no caso de games de grande sucesso, como Genshin Impact, não há motivo para lançarem eventos com muitos itens de graça para convidarem os jogadores de volta. Sempre que um jogo começa a dar muita coisa de graça, é sinal de que ele está “em queda”. E por enquanto, Genshin vai muito bem.
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