A Riot processou a NetEase pela criação e desenvolvimento e lançamento do game Hyper Front. A gigante dos games online acusa a produtora chinesa de plágio por semelhanças entre Hyper Front e Valorant. O jogo da NetEase desapareceu essa manhã (10) das lojas de aplicativos, mas a versão lite ainda pode ser encontrada.
O processo de 162 páginas contém screenshots e argumentos que elencam que Hyper Front foi criado copiando completamente o design de personagens, magias e cenários de Valorant.
De acordo com o advogado da Riot, Dan Nabel, em entrevista ao site Polygon, todas as escolhas criativas em Hyper Front foram copiadas de Valorant. “Não achamos que mudar a cor da habilidade ou de um personagem altera o fato que isso é violação de direitos autorais”, explicou.
O processo visa retirar o jogo da loja de aplicativos (o que de fato ocorreu!) e que não fique mais disponível para os jogadores. A Riot pretende levar o caso não apenas para os Estados Unidos, fruto da ação original, como também para tribunais de outros países como Alemanha, Brasil e Singapura.
Hyper Front foi lançado timidamente pela NetEase, sem muito alarde, em territórios selecionados. A produtora chinesa inclusive estava fomentando o competitivo com torneios regionais.
Leia também:
- Hyper Front: o “Valorant Mobile” da NetEase inicia novo teste no Android
- Hyper Front: o “Valorant Mobile” da NetEase está em testes no iOS
Por enquanto a versão Lite de Hyper Front continua na Google Play
A versão lite de Hyper Front continua na ativa e está disponível na Google Play. Já a versão “padrão” do game, foi removida de ambas as lojas brasileiras e não está mais na Google Play e nem na App Store.
Preparativos para o lançamento de Valorant Mobile
O mercado de jogos de tiro no mobile é bastante competitivo. Com o sucesso estrondoso de jogos como Free Fire, PUBG e Fortnite, a Riot quer sua fatia no mercado e não pretende dividir com nenhuma “cópia”.
Valorant Mobile já está em testes na China e deve ser lançado globalmente em 2023.
Não é a primeira vez que a NetEase é processada por plágio
A NetEase Games já se envolveu em outras polêmicas sobre plágio. A empresa foi acusada de copiar o visual e jogabilidade PUBG Mobile, nos games Rules of Survival e Knives Out. O processo que rola desde 2018.
Outro processo que a NetEase evitou por retirar o jogo da loja de aplicativos foi da Epic Games com Fortnite. Na época, a empresa desistiu do seu “Fortcraft” e reformulou o jogo para ser lançado com outro nome no ocidente, na época, virou “Creative Destruction“.
Veja também:
Será que vai dar em algo?
O processo da Riot contra a MoonToon (mobile legends) não deu em nada e o juíz ainda mandou isso ser resolvido na China ahhahauahaha.