A Adjust, uma suíte de mensuração e analytics, divulgou seu relatório anual Mobile App Trends, que analisa informações sobre downloads e registros em aplicativos de diversas verticais, incluindo a indústria de jogos. Segundo o relatório, as instalações de apps de games diminuíram 12% globalmente em 2022 em relação a 2021, com a América do Norte registrando a maior queda (-20%) e a América Latina a menor (-6%).
Entretanto, os números parecem ser temporários, já que dados globais de 2023 indicam um aumento de 23% nas instalações em janeiro em comparação com o quarto trimestre de 2022 e 10% a mais do que a média total de 2022. Além disso, a receita in-app (valores gastos dentro dos apps) cresceu 6% em relação à média do período anterior e 14% em comparação com o último trimestre de 2022.
O relatório também listou os jogos mais baixados globalmente, com o game de corrida infinita Subway Surfers liderando o ranking, seguido pelo battle royale Stumble Guys e pelo app do universo virtual da plataforma global Roblox. Candy Crush e FIFA Mobile também aparecem na lista dos 10 mais baixados, ocupando a quarta e a sétima posições, respectivamente.
Os jogos hipercasuais, caracterizados por sua simplicidade e desafios básicos, dominaram o mercado, representando 25% do total de instalações. A categoria ação ficou em segundo lugar (14%), seguida pelos games de puzzle (12%). Jogos de esportes e casuais empataram com 9%.
Em 2022, os games de música e educação foram as subcategorias que apresentaram maior crescimento, com 190% e 124% respectivamente. Outros gêneros de jogos também tiveram aumento durante o ano, como corrida (+20%), palavras (+7%), competição (+5%) e arcade (+3%).
O relatório Mobile App Trends, baseado em conjuntos de dados de mais de 100 mil aplicativos mensurados pela Adjust, analisa tendências de longo prazo em taxas globais de instalação, sessão, tempo gasto in-app, retenção e taxas de reatribuição, entre outros. Para mais insights, é possível baixar o ebook completo no site da Adjust.
A Adjust é uma empresa especializada em mensuração e análise de aplicativos, ajudando profissionais de marketing a expandir seus aplicativos em diferentes plataformas, desde dispositivos móveis até CTV. A empresa é de propriedade da AppLovin (Nasdaq: APP) e está sediada em Berlim, Alemanha.