A Qualcomm surpreendeu o mercado ao anunciar o Snapdragon Game Super Resolution (GSR), uma tecnologia de upscaling de imagem em jogos desenvolvida especialmente para dispositivos móveis com chips Snapdragon.
Semelhante ao FidelityFX Super Resolution 1.0 (FSR) da AMD, a GSR promete dobrar o desempenho de diversos jogos nos smartphones, ao mesmo tempo em que aprimora a autonomia da bateria durante longas sessões de jogabilidade.
Resumo:
- Qualcomm desenvolveu uma tecnologia que faz upscaling dos jogos mobile através de algoritmos de Inteligência Artificial e Machine Learning.
- A tecnologia é semelhante ao Deep Learning Super Sampling (DLSS) da Nvidia e o FSR da AMD. Ela permite que os jogos rodem em baixa resolução, mas apresentem gráficos em alta resolução.
- O resultado é um ganho enorme de performance.
- A tecnologia estará disponível nos aparelhos que já estão no mercado e será compatível com a maioria dos chipsets da marca.
Técnicas de upscaling de imagem, como o Deep Learning Super Sampling (DLSS) da Nvidia, o FSR da AMD e o Xe Super Sampling (XeSS) da Intel, têm sido amplamente utilizadas em computadores.
Como o Snapdragon Game Super Resolution melhora os jogos?
O GSR da Snapdragon oferece diversos benefícios para jogos em dispositivos móveis e XR:
- Aumenta as resoluções enquanto mantém a qualidade visual dos gráficos
- Aumenta a taxa de quadros para uma jogabilidade mais suave
- Aumenta a vida útil da bateria, reduzindo o consumo de energia
- Aumenta a fidelidade visual mantendo a taxa de quadros
A Qualcomm busca levar essa tecnologia ao mercado de dispositivos móveis com o GSR, otimizado para as GPUs Adreno da família Snapdragon, mas compatível com “qualquer GPU”, incluindo chips gráficos da MediaTek e até mesmo componentes dedicados aos computadores.
O GSR utiliza upscaling espacial, processando apenas um quadro e executando uma única passagem de renderização. A tecnologia consegue ampliar a imagem em uma escala de até 2 vezes por eixo, como de 540P para 1080P ou de 1080P para 4K.
A Qualcomm otimizou o GSR para o hardware limitado dos celulares, garantindo maior velocidade de processamento e qualidade de imagem no nível do FSR 1.0.
Embora a empresa reconheça que técnicas de upscaling temporal, como o DLSS 2 e o FSR 2.0, apresentem resultados superiores em qualidade de imagem, a implementação dessas soluções em jogos para celular seria mais difícil, o que poderia afetar a adoção da tecnologia pelos desenvolvedores.
Portanto, a Qualcomm optou por oferecer qualidade de imagem, compatibilidade ampla e ganhos significativos de desempenho e autonomia de bateria com o GSR.
Ainda não é possível comprovar os ganhos extremos de desempenho, mas a existência de uma técnica avançada como o GSR deve ser importante para o crescente número de jogos complexos disponíveis em smartphones e para o suporte a recursos avançados, como Ray Tracing.
O Qualcomm Snapdragon Game Super Resolution será lançado ainda em 2023 e estará disponível em títulos de peso como Call of Duty Warzone Mobile, Naraka Bladepoint Mobile, Farming Simulator 23 Mobile, Jade Dynasty: New Fantasy, Return to Empire e Justice Mobile.
Fonte: Qualcomm
Fantástico, espero que tragam mais da tecnologia para outros jogos e que logo vire um padrão!