Com marketing “bem humorado”, Lily’s Garden já faturou R$ 2.5 Bilhões

Lançado em 2019 pela Tactile Games, Lily’s Garden é um jogo para celulares de combinar que contém elementos de adventure games. Com marketing bem humorado, e bastante conteúdo in-game,  o jogo já faturou US$ 500 milhões (R$ 2.5 bilhões).

Até o momento, o título gerou US$ 517 milhões em gastos de jogadores em todo o mundo na App Store e no Google Play, de acordo com estimativas da data.ai. Enquanto isso, a empresa lançou Penny & Flo, que acumulou US$ 60 milhões desde o seu lançamento, e em março de 2023, lançou um novo jogo de quebra-cabeça, Makeover Match.

 

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Não é meme, é sucesso!

No Brasil, Lily’s Garden ficou conhecido pelos anúncios com tom de humor que capturaram a imaginação dos adultos.

Ao mostrar situações engraçadas pela ótica do olhar feminino, os anúncios de Lily’s Garden se tornaram virais nas redes sociais, especialmente no Youtube.

 

Em tempo: Se você acha anúncios de jogos mobile meio bizarros, você não está sozinho. Há uma explicação bastante simples para isso. A ideia é prender a atenção do público o máximo de tempo possível para a apresentação do produto.

 

Mas todo esse sucesso não é fugaz, como explica Asbjoern Soendergaard, dinamarquês fundador e CEO da Tactile Games em uma entrevista ao site Pocket Gamer.

“Fazemos bom conteúdo, não esquema de ganhos rápidos”.  Diz Soendergaard.

Lily’s Garden foi criado usando essa abordagem de dados e pesquisa de mercado, analisando as principais tendências e depois encontrando uma maneira de inovar para um segmento específico, neste caso, match-three.

Soendergaard diz que a equipe finalmente conseguiu encontrar sucesso adicionando uma narrativa significativa junto com a jogabilidade principal, direcionada a um público feminino.

Embora títulos como Gardenscapes e Homescapes da Playrix tenham mostrado um caminho altamente lucrativo para jogos de quebra-cabeça com narrativa, Lily’s Garden atingiu um público pouco explorado: as mulheres.

 

“Eu acredito que uma das nossas maiores conquistas é que fomos a primeira empresa a realmente trazer histórias em larga escala para um público feminino, contando histórias que eram realmente relacionáveis e significativas para esse público”, diz Soendergaard.

 

E jogar Lily’s Garden sem levar em consideração os memes e vídeos de react dos anúncios deixa essa impressão bem clara.

A ideia proposta pela Tactile Games é unir uma história que evoluiu conforme o jogador vai resolvendo enigmas e colecionando coisas para a jardim/casa da personagem.

O segredo parece estar mesmo em manter o público preso para saber: “O que vai acontecer com a a Lily? Com quem ela vai ficar no final?”

Para criar histórias tão envolventes, é necessário ter uma equipe diversa, e a Tactile Games conseguiu exatamente isso.

 

Diversidade na equipe

Soendergaard afirma que quase 50% da empresa é composta por mulheres, que estão empenhadas em atender a esse mercado de jogadoras carente de atenção. Parte da visão da empresa é simples, mas extremamente bem-sucedida: contar as melhores histórias para um público feminino.

Pesquisa de mercado e marketing, pelos quais Lily’s Garden é famoso, são partes críticas de como a Tactile cria cuidadosamente jogos bem-sucedidos. O marketing é integrado desde o início, o que Soendergaard diz representar “metade do sucesso” do produto. Sem essa integração no início, “você não terá um produto que possa ser comercializado”.

“Para nós, uma visão clara é que queremos ser os melhores em fazer jogos casuais de quebra-cabeça”, diz Soendergaard. “Queremos ser uma dessas empresas que estarão no topo da App Store nesses categorias em cinco e 10 anos a partir de agora. Acho que, nesse aspecto, é realmente apenas sobre a excelência do produto e, cada vez mais, também se torna todo o funil de marketing, o que é algo que não pode ser ignorado pela equipe do jogo.”

Claro, o marketing é apenas um fator – embora crítico – no sucesso de um jogo. Precisa ser respaldado por operações ao vivo no lado do produto também. Nesse sentido, a Tactile Games manteve o título de sucesso nos últimos quatro anos, adicionando novos elementos de história regularmente para manter os jogadores voltando.

 

Público mobile está mais exigente

Soendergaard diz que construir uma plataforma e pipeline de operações ao vivo é fundamental para ter sucesso no mercado atual. “De muitas maneiras, o jogo para dispositivos móveis agora é como costumava ser o jogo triplo-A. Você precisa ter equipes enormes e muito conteúdo.”

Embora construir uma estratégia sólida de operações ao vivo não seja novidade, Soendergaard elabora ainda mais, dizendo que não é importante apenas para um jogo, como Lily’s Garden, mas que os investimentos em ferramentas e tecnologia podem ser aproveitados em projetos futuros.

Os lançamentos mais recentes da Tactile incluem Penny & Flo e o recente Makeover Match.

 

Com informações de PocketGamer.Biz

 

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3 comentários em “Com marketing “bem humorado”, Lily’s Garden já faturou R$ 2.5 Bilhões”

  1. por isso só uso mobile pra jogar Emulador, quanto mais tosco o jogo mais sucesso ele faz no mobile. É graças ao sucesso desses jogos aí que não temos tantos titulos grandiosos e bem trabalhados para celular. E os poucos que tem já estão saturados.

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    • Na realidade o grande obstáculo é a pirataria exagerada que cria um grande desestímulo para desenvolvedores. A fragmentação do Android e a exigência de suporte conteúdo por conta das atualizações, é outro problema que afasta desenvolvedores e até produtoras que fazem ports.

      Em última instância está o sucesso dos jogos casuais e hipercasuais, que eclipsam qualquer jogo pago. Chegou em um ponto que se um jogo é pago, e exclusivo no mobile, a possibilidade do grande público se interessarem em pagar é muito pequena. O que geralmente acontecem é eles procurarem um jogo semelhante, mas gratuito.

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