Atendendo um pedido da comunidade, os desenvolvedores do Yuzu for Android, o emulador de Nintendo Switch para Android, recebeu essa semana o suporte a GPUs Mali.
Vale ressaltar que o suporte não contempla dispositivos com processador ou sistema em 32bits. Sim, o suporte é apenas para dispositivos com 64 bits.
Para saber se o seu dispositivos é 32 bits ou 64 bits veja aqui.
O suporte também está presente apenas em dispositivos com Android 11 e Mali da série G.
A atualização já está disponível na versão do Yuzu que se encontra na Google Play.
O que é uma GPU?
Se você está se perguntando o que é isso, GPU é a unidade de processamento gráfico de um smartphone. Geralmente elas estão integradas ao processador, mas a grosso modo, você pode pensar nelas como a “placa gráfica” do celular.
A mais recente atualização garante suporte a GPUs Mali G-series presente largamente em dispositivos com processadores Exynos (Samsung), Unisoc (vários) e MediaTek (vários).
Ainda segundo os devs, o suporte veio em colaboração com devs do Skyline que forneceram o BCn decoder. Segundo os devs do Yuzu, os drivers Mali possuem uma renderização levemente melhor que os Adreno, contudo, a performance é pior por conta das limitações de hardware.
Os desenvolvedores deixaram bem claro para que os donos de intermediários e celulares básicos não esperem um desempenho próximo a qualquer equivalente da Qualcomm Snapdragon.
O suporte ainda é experimental e foi testado apenas em Pixel 7a (Android 13) e Pixel 7 Pro (Android 14 Beta) com drivers Mali r38 and r42 (Mali-G710). Segundo eles, foi confirmado que funciona também em GPUs anteriores a Mali-G72.
Vale ressaltar que o suporte não contempla dispositivos com processador ou sistema em 32bits. Sim, o suporte é apenas para dispositivos com 64 bits.
No vídeo abaixo, do canal Mob GamerX, você confere o teste do Yuzu em um Galaxy S10 com Exynos 9820 e mali G-76:
https://www.youtube.com/watch?v=ud2khLglJkE