O apocalipse da Unity continua. Vários desenvolvedores já confirmaram que vão pausar ou até mesmo retirar seus jogos das lojas de aplicativos. Dessa vez foi a publicadora e desenvolvedora FDG Entertainment, da Banana Kong . A FDG veio a público, em nota no X (ex-Twitter) informar que vai abandonar o motor gráfico Unity.
A nota da FDG:
Estamos encerrando todos os nossos esforços e investimentos no Unity Game Engine a partir de hoje. Espere alguns atrasos enquanto aprendemos a usar Godot, Unreal Engine e muito mais para migrar projetos existentes. Estamos felizes que um grande novo projeto de console já esteja usando o Unreal Engine 5.
We’re sunsetting all our Unity Game Engine efforts and investments starting today. Please expect some delays while we learn to use Godot, Unreal Engine and more for porting over existing projects. We’re glad that a big new console project is already using Unreal Engine 5.
— FDG Entertainment (@FDG_Games) September 15, 2023
Unity muda regras e passa a cobrar desenvolvedores por instalações
Para quem não sabe, a Unity vai passar a cobrar uma taxa de até US$ 0,20 de dólares (cerca de R$ 1) por instalação dos jogos a partir de janeiro de 2024.
Cada vez que um jogador baixar um jogo, o desenvolvedor será cobrado em US$ 0,20. A pior parte disso é que o novo sistema é apenas para a versão “Personal” da Unity, que é a versão usada por pequenas empresas. A versão “Pro”, usada por médias empresas também terão que arcar com a taxa de varia entre US$ 0,15 a US$ 0,02. Grandes empresas, que geralmente assinam as versões “Enterprise” ou “Industry” irão pagar bem menos, com taxas de até US$ 0,01.
Em outras palavras, a Unity literalmente está ferrando com os desenvolvedores pequenos. Vale lembrar que o sistema de taxas da Unity contabiliza downloads repetitivos. Tipo, a pessoa que apaga o jogo para liberar espaço, e depois baixa de novo, o desenvolvedor será cobrado novamente.
Muitos desenvolvedores já se manifestaram que vão parar de fazer seus jogos, desistir do suporte dos mesmos ou até mesmo tirá-los das lojas de aplicativos a partir de janeiro de 2024.
SIGH pic.twitter.com/YgJEKGVQEI
— AGGRO CRAB (@AggroCrabGames) September 12, 2023
Outras produtoras de jogos como as de Among Us e Slay the Spire também criticaram a nova taxa.
Por que a nova taxa de Unity é ruim?
No press release liberado no blog, a Unity deixa claro se a nova taxa irá impactar apenas empresas com faturamento acima de 200 mil dólares anuais E mais de 200 mil instalações durante a vida toda.
O problema é que no mobile, por exemplo, é comum baixar o mesmo jogo várias vezes, o que pode configurar uma taxa exorbitante para pequenos desenvolvedores pagarem. Jogos free to play, como Banana Kong, possuem uma grande base de instalação, mas a quantidade de players pagantes é muito pequeno. Isso por tornar muitos jogos inviáveis no mobile.
Um exemplo, um desenvolvedor pequeno, cujo jogo estourou em popularidade com 10 milhões de downloads, mas que lucrou “apenas” US$ 200 mil dólares em um ano, uma conta comum pra quem lucra apenas com anúncios, pode ser surpreendido com uma taxa de US$ 2 milhões de dólares.