A Apple liberou Resident Evil Village para alguns usuários e começaram a surgir os primeiros testes do game. O que foi revelado é o que muitos esperavam, uma performance impressionante, contudo, ela poderia ser melhor.
O Youtuber Vadim Yuryev, do canal Max Tech compartilhou uma Thread bem interessante
Conforme uma thread no X mostrou, na realidade, o iPhone 15 Pro max conseguiria rodar RE Village em até 44 FPS, contudo, a performance cai para 30 FPS após alguns minutos jogando. O motivo é aquilo que eu e você imaginamos: “thermal throttling”.
The saving grace for the A17 Pro is MetalFX upscaling which allows the 15 Pro Max to outperform the A16 while using less power, being basically as performant as the 8 Gen 2 chip while using MUCH less power.
The quality is actually even BETTER due to this upscaling effect!
11/13 pic.twitter.com/3fNQW8cNtu— Vadim Yuryev (@VadimYuryev) September 19, 2023
Devido ao “thermal throttling”, o A17 Pro passa de 44FPS neste teste de jogo Resident Evil Village para quase 30FPS, apenas um pouco à frente do A16. O afogamento térmico está REALMENTE prejudicando o desempenho do iPhone 15 Pro Max! 13/10
Isso mesmo, no teste realizado por essa pessoa, RE Village também rodou no iPhone 14 Pro Max a 30 FPS.
Ainda segundo a Thread:
A graça salvadora para o A17 Pro é o upscaling MetalFX, que permite que o 15 Pro Max supere o A16 enquanto usa menos energia, tendo basicamente o mesmo desempenho que o chip 8 Gen 2 enquanto usa MUITO menos energia. A qualidade é ainda MELHOR devido a esse efeito de aumento de escala! 13/11
Como o iPhone 15 Pro Max roda RE Village
O iPhone 15 Pro Max roda Resident Evil Village na resolução 1560×720 pixels com FPS ajustado para 30 FPS. Há a possibilidade de liberar o contador de FPS, mas como você verá abaixo, o smartphone reduz automaticamente para os 30 FPS devido a superaquecimento.
Após 20 minutos de jogatina de RE Village, a temperatura na parte traseira do iPhone 15 Pro Max vai para 34-39°C.
Gameplay:
Acima, você confere o gráfico de desempenho de Resident Evil Village apresentado pelo Youtuber. O gráfico é um pouco confuso de entender, pois envolve várias variáveis. Por exemplo, desconsidere a placa de vídeo GTX 1060 com TDP de 120W lá em cima.
O que interessa mesmo para nós é o desempenho do A17 Pro, o SoC do novo iPhone 15 Pro Max. Segundo o Youtuber, o desempenho do iPhone 15 Pro Max começa na casa dos 44 FPS para depois cair para 30 FPS.
O mais impressionante no gráfico é a informação de que o iPhone 14 Pro Max também roda o game, com uma taxa de frames que começa em 35 FPS e depois cai para 30 FPS. Será que essa informação está correta?
Unfortunately, the iPhone 15 Pro can't handle that much wattage, which makes the A17 Pro start to clock down and thermal throttle on the 3rd run of SPEC 2017, down to the SAME 3.46GHz clock-speed as the A16, but using slightly MORE wattage because it's not as efficient!
5/13 pic.twitter.com/k1IN8ausPc— Vadim Yuryev (@VadimYuryev) September 19, 2023
iPhone 15 Pro Max conta com “thermal throttling” severos
Vadim termina criticando o SoC do iPhone 15 Pro Max, alegando que a Apple não conseguiu manter o mesmo nível de evolução na eficiência do seu chip com relação aos anos anteriores. Contudo, apenas olhando os gráficos é possível perceber que se trata de um exemplo de superaquecimento, algo que pode ser resolvido facilmente com um cooler de resfriamento.
iPhone 15 Pro Max possui “dock mode” surpreendente
O YouTuber Vincent Zhong jogou Resident Evil no iPhone 15 Pro usando um monitor externo e parece surpreendentemente bom. O vídeo está em chinês, mas há legendas em inglês.