A batalha entre Microsoft vs FTC (Federal Trade Commission) pode ter acabado, mas os documentos anexados nessa disputa revelaram que a Microsoft cogitou comprar a Nintendo (e a Valve), por volta de 2020.
Em um desses documentos, uma troca de e-mails entre o CEO da divisão de games da Microsoft, Phil Spencer, o diretor de marketing Chris Capossela e o diretor de marketing comercial Takeshi Numoto, revelou os planos.
Vagamente intitulado “pensamento aleatório”, o trio discute as chances de concretizar uma ambiciosa aquisição da Nintendo, que Spencer descreve como um “momento de carreira” se isso acontecesse.
Pouco se menciona sobre a Valve, embora Spencer mencione a loja Steam ao lado da Nintendo, pois, naquele momento, a Microsoft havia examinado completamente ambos e apoiaria totalmente uma aquisição se surgisse a oportunidade.
Também vemos discussões mais firmes sobre a ZeniMax e a Warner Bros Interactive, com o primeiro acordo eventualmente se concretizando.
“Takeshi, eu concordo totalmente que a Nintendo é o principal ativo para nós na área de Jogos e hoje Jogos é o nosso caminho mais provável para relevância com o consumidor”, diz Spencer. “Tive inúmeras conversas com a liderança da Nintendo sobre uma colaboração mais estreita e sinto que, se alguma empresa dos EUA tivesse uma chance com a Nintendo, provavelmente estaríamos em melhor posição. A situação infeliz (ou feliz para a Nintendo) é que a Nintendo tem uma grande reserva de dinheiro, eles têm um conselho de administração que, até recentemente, não pressionou por aumentos adicionais no crescimento de mercado ou na valorização das ações.
“Digo ‘até recentemente’, pois nosso ex-membro do conselho da MS, ValueAct, vem adquirindo fortemente ações da Nintendo, e mantive contato com Mason Morfit enquanto ele as adquiria. É provável que ele pressione por mais ações da Nintendo, o que poderia criar oportunidades para nós. Sem esse catalisador, não vejo uma abordagem de fusão imediatamente mutuamente aceitável entre a Nintendo e a MS, e não acho que uma ação hostil seria uma boa jogada, então estamos jogando o jogo a longo prazo. Mas nosso conselho de administração viu a análise completa da Nintendo (e da Valve) e eles são totalmente favoráveis a qualquer uma delas, se surgir a oportunidade, assim como eu.”
Isso não é tudo o que surgiu nos documentos judiciais não censurados. Uma visão dos planos da Bethesda lista remasterizações de Oblivion e Fallout 3 supostamente em desenvolvimento, embora seja importante observar que cronogramas e planos podem ter mudado com o tempo. Além disso, um novo Xbox Series X, codinome ‘Brooklin’, foi revelado. Com lançamento previsto para 2024, ele apresenta armazenamento aprimorado, sem unidade de disco e um novo design cilíndrico.
Fonte: gamesradar