Em setembro, jogadores do Android ficaram atônitos com a revelação de que o iOS iria receber vários jogos de PC e consoles. Jogos como Resident Evil 4 Remake, Village (já lançado), Death Stranding e Assassins Creed Mirage vão chegar aos dispositivos da maçã mais recentes.
Parece até que o Android foi jogado para a sarjeta da história da mobilidade como um sistema “secundário”. Entretanto, a história poderá mudar em breve, se o Google demonstrar o mínimo de interesse.
A esperança dos usuários do Android está no novo Snapdragon 8 Gen 3 que promete ser um processador muito potente que será “25% mais rápido, 25% mais eficiente em termos de energia e oferece 40% de melhoria em ray tracing”, em relação ao modelo anterior, segundo o GSM Arena.
Qualcomm Responde com Snapdragon 8 Gen 3
A resposta veio com a Qualcomm e seu Snapdragon 8 Gen 3. Embora boa parte de suas melhorias esteja focada fora do universo dos games, incluindo uma série de funcionalidades de Inteligência Artificial, muitas características parecem um recado direto para a Apple.
Comparação entre Snapdragon 8 Gen 3 e A17
Embora não haja uma fonte confiável que compare diretamente a geração anterior do Snapdragon com o A16, o consenso é que o Gen 2 superava o chip da Apple, principalmente em jogos. A margem é considerável.
Assim, se o Snapdragon 8 Gen 3 e o A17 melhoraram 25% e 20%, respectivamente, e considerando que o Gen 2 já estava à frente do A16, é razoável pensar que o Gen 3 superará o A17, com uma ressalva para o desempenho em ray tracing, que necessitaria de uma comparação direta.
Jogos de Console no Android: Uma Realidade Próxima?
O fã do Android precisa entender uma coisa com relação a chegada dos jogos de console no iOS.
Essa chegada é fruto de um investimento em pesquisa da Apple, juntamente com a parceria feita com a Capcom, que vem desde o ano passado.
Foi a Apple que foi lá no Japão, reunir-se com a Capcom e demonstrar a sua nova API a MetalFX Upscaling, com uma tecnologia que lembra muito o FSR da AMD.
O fruto dessa parceria é justamente a chegada de Resident Evil Village no iOS e do vindouro Resident Evil 4 Remake, que chega no ano que vem nos iPhones mais novos e iPads com M1 em diante.
Ainda por ali, pelo Japão, fizeram uma visitinha na Kojima Productions e garantiram o Death Stranding para iOS.
Percebeu? Foi o Apple quem correu atrás das desenvolvedoras para garantir um ambiente seguro e confortável para eles trazerem os seus jogos. Não o contrário, como muitos pensam!
A Google precisa fazer a mesma coisa se quiser que grandes jogos de PC e consoles recentes cheguem ao Android. Se a Google ficar parada ignorando as desenvolvedoras, enquanto a Apple “corre atrás”, vamos ver um cenário cada vez mais “estranho” para o usuário do Android. Onde a maioria dos grandes jogos, no mobile, ficarão apenas no iOS.
O próximo passo da evolução dos jogos no Android, está com a Google, não com as desenvolvedoras.
Bora se movimentar Google!
Com informações de: DroidGamers
Se depender da Google nada vai ser lançado no Android, ela tá muito confortável do jeito que tá!
Se depender da Google nada vai ser lançado no Android, ela tá muito confortável do jeito que tá!