O Yuzu , emulador de Nintendo Switch para Android recebeu uma versão com uma grande novidade, o NCE (Native Code Execution – execução de código nativa). Hoje (19) o time da Yuzu lançou uma nova versão gratuita com a execução do código nativo habilitada. Essa função experimental já demonstra resultados impressionantes, com ganhos de até 200% de performance.
O time de desenvolvedores do Yuzu liberou um novo APK já com a opção embutida para que o público em geral pudesse testar.
A opção está disponível a partir da versão 136.
Como habilita o NCE no Yuzu
Para usar a opção de usar NCE acesse “Definições Avançadas” >> “Depuração” >> “CPU”. Então, na opção CPU Backend, é possível escolher “Native Code Execution (NCE)”.
Os primeiros testes revelaram que a função de execução de código nativo é tão boa que os jogadores podem experimentar um aumento de até 200% na performance dos jogos.
No fórum “Emulation on Android Devices” no Reddit, os membros estão em choque com as capacidades do Yuzu NCE, o ganho em performance é tão impressionante que até jogos recentes como Super Mario Wonder já rodam a 60 FPS.
Os relatos não param e indicam que o Yuzu NCE vem para enterrar de vez os emuladores concorrentes como EGG NS e Strato.
A grande vantagem da execução código nativo é que há a interpretação direta da instrução da CPU, sem precisar de recompilação ou camada de compatibilidade. Embora não interprete dados da GPU, o NCE já faz um grande alívio para o processador do smartphone que não precisa fazer uso de recompiladores.
A emulação do Switch está começando a virar algo cotidiano no Android. O mais impressionante é que não é mais preciso ter um smartphone ultra potente para rodar os jogos, Sendo que a grande maioria deles rodam em smartphones com Snapdragon 865 em diante.
A atualização costuma chegar primeiro no GitHub (aqui).