O mercado brasileiro de dispositivos móveis mostra uma expansão acelerada, alcançando a terceira posição no ranking global de crescimento, conforme revelado pelo recente Mobile Growth Report da Adjust. Este relatório anual destaca o desempenho e o potencial de crescimento dos aplicativos móveis em vários mercados, com especial atenção ao segmento de jogos, que lidera o crescimento com uma taxa de 53,5%.
Os dados coletados pela Adjust no primeiro semestre de 2023 evidenciam que a média global de crescimento para todas as verticais móveis é de 29,9, enquanto o Brasil marca um índice de 29,3, ficando atrás apenas da Índia, com 31,2, e dos Estados Unidos, com 29,4. A Adjust aponta que o cenário brasileiro apresenta uma notável adesão aos aplicativos móveis, superando até mesmo a média de crescimento da América Latina.
Flávio Levi, Diretor de Vendas LATAM da Adjust, destaca que a América Latina está emergindo como uma das regiões mais dinâmicas para o crescimento móvel. Mais da metade da população da região está usando aplicativos com mais frequência agora do que antes da pandemia. No entanto, o relatório aponta um potencial ainda não totalmente explorado, que poderia ser desbloqueado por meio de campanhas de marketing altamente personalizadas e adaptadas à região.
A escala global é dominada por aplicativos de compras, que obtiveram o segundo maior índice de crescimento com 43,2 pontos, seguidos por aplicativos de viagens, financeiros e de alimentos e bebidas. O relatório também destaca o aumento no número de usuários de internet em todo o mundo, que subiu para 5,19 bilhões em julho de 2023, em comparação com 4,9 bilhões em 2021.
O Mobile Growth Report da Adjust revela insights valiosos não apenas para mercados já estabelecidos, mas também para mercados emergentes, apontando-os como fontes potenciais para a expansão da aquisição de usuários.
A Adjust, parte do grupo AppLovin, é uma plataforma de análise usada por profissionais de marketing para medir e aumentar o alcance de seus aplicativos em várias plataformas. A empresa oferece um conjunto de ferramentas que promovem visibilidade e insights valiosos para otimizar os resultados do marketing de aplicativos.