Recentemente, postamos a notícia sobre o encerramento do Yuzu, o emulador de Nintendo Switch. Mas adivinha só? Dois novos emuladores surgiram desde então – Nuzu e Suyu. Eles foram construídos com base na versão mais recente do Yuzu.
Yuzu 2, a missão!
Para quem não sabe, o Yuzu costumava ser um emulador de Nintendo Switch.
Como o código dele é baseado em código fonte aberto, é permitido a qualquer um fazer um “fork” (uma nova versão com outro nome), desde que mencionando que se trata de ser baseada no código do antigo Yuzu.
Em resumo, esses são forks da versão mais recente de Acesso Antecipado do Yuzu. Como tal, eles podem rodar todos os jogos que o Yuzu conseguia. Eles também sofrem dos mesmos problemas que o Yuzu tinha como brechas para a Nintendo entrar com DMCA.
O principal objetivo agora é conseguir construir uma versão que não precise de Private Keys, são chaves de criptografia presentes em jogos do Nintendo Switch.
Resta saber se a Nintendo vai emitir DMCA para ambos esses novos emuladores de Nintendo Switch.
Criador do nuzu já desistiu.
O NUZU já foi pro saco…
O responsável aparentemente não aguentou as criticas que recebeu, devido a sua inexperiência e tudo mais…
Mas o Suyu continua… pic.twitter.com/WZ4VVfG95C
— Senhor Linguiça (@SenhorLinguica) March 5, 2024
Em seu perfil no Github, um site de gerenciamos de projetos de software, o criador do Nuzu agradeceu a comunidade mas parece que não vai continuar com o projeto.
Os desenvolvedores do Suyu, por outro lado, já confirmaram que conseguiram construir uma build baseada no Yuzu Early Access.
Equipe do novo emulador de Nintendo Switch, Suyu, acaba de conseguir compilar builds do yuzu.
Ou seja, já estão entendendo o código. O primeiro passo é remover a necessidade do uso das chaves. pic.twitter.com/pGXLBMz5Vx
— Senhor Linguiça (@SenhorLinguica) March 5, 2024
O grande desafio, no entanto, é construir uma versão que não precise de nenhuma prod keys ou title keys, que são chaves privadas (private keys) de cada jogo do Switch, para assim conseguir a engenharia reversa completa e não depender de nenhum software proprietário da Nintendo.
E quanto ao Ryujinx? Será que seu desenvolvimento diminuirá, ou será impulsionado agora que é o único grande emulador de Nintendo Switch?
Alguns dizem que o Patreon do Yuzu foi o que obrigou a Nintendo a caçá-los. O Yuzu ganhou algum dinheiro via Patreon, já que mantinha suas versões iniciais atrás de um muro de Patreon.
Discutimos mais sobre isso no próximo artigo.
De qualquer forma, você pode baixar o Nuzu e o Suyu aqui e aqui, respectivamente.