O renomado canal de games Digital Foundry tem feito uma série de vídeos sobre os vazamentos (leaks) do sucessor do Nintendo Switch. Além de confirmar o processador e memória, também vazaram outras informações sobre o novo console.
Neste artigo, você vai conferir apenas o que se sabe até agora de fontes de vazamentos reais ou seja, pessoas que vazaram informações de fornecedores de peças da Nintendo e que foram analisadas pelo canal Digital Foundry, eles não costumam errar.
O que é oficial?
De notícia oficial mesmo, há apenas o anúncio vindo direto do diretor geral da Nintendo. No dia 7 de maio, Shuntaro Furukawa, Presidente da Nintendo revelou via X (ex-Twitter) o seguinte:
“Faremos um anúncio sobre o sucessor do Nintendo Switch neste ano fiscal”
This is Furukawa, President of Nintendo. We will make an announcement about the successor to Nintendo Switch within this fiscal year. It will have been over nine years since we announced the existence of Nintendo Switch back in March 2015. We will be holding a Nintendo Direct…
— 任天堂株式会社(企業広報・IR) (@NintendoCoLtd) May 7, 2024
Sem novela, direta ao ponto, a Nintendo deixou claro que o próximo hardware será um sucessor do Nintendo Switch, ou seja, assim como aconteceu com Nintendo 3DS e Wii U será um console com hardware evoluído em relação ao antecessor.
Especificações do Novo Switch (Codinome: Muji)
Alguns usuários do fórum Famiboards reviraram documentos de fornecedores da Nintendo e descobriram várias informações de peças que podem ser do “Switch 2”. Essa lista de especificações abaixo é baseado nesse vazamento.
Essa fonte tem sido confirmada por vários sites grandes como Canal Tech e o canal Digital Foundry que já vazou detalhes confirmados do PlayStation 5 Pro, por exemplo.
- Processador:
- Nvidia T239 (Codinome “Gimle”)
- Produção: GMLX30-R-A1
- Memória RAM:
- 12 GB LPDDR5X-7500
- Configuração: Dois módulos de 6 GB, 128 bits
- Armazenamento Interno:
- 256 GB UFS 3.1 da Kioxia
- Conectividade e Áudio:
- Ímãs para conexão dos controladores
- Ímãs nos alto-falantes
- Microfone:
- Integrado
- Outras Funcionalidades:
- Suporte a ray tracing e DLSS
- Backwards compatibility com títulos do Nintendo Switch atual
- Estratégia de Lançamento:
- Informações divulgadas em etapas antes do lançamento
- Anúncio oficial esperado durante o ano fiscal que termina em março de 2025
Poder de processamento do Switch 2, uma análise do Digital Foundry
Segundo o Digital Foundry, espera-se que o hardware do novo Switch alcance desempenho próximo ao do PS4. Relatórios indicam a possibilidade de rodar “The Matrix Awakens” no Unreal Engine 5, algo que nem o PS4 Pro conseguiria.
Para entender melhor o potencial do novo hardware, o Digital Foundry realizou testes extensivos. Não há equivalente direto no mercado de PCs para o cluster de CPU A78C, mas a GPU pode ser comparada.
Um Dell Vostro 5630 equipado com um Core i7-1360P e uma RTX 2050 foi usado para simulações. A RTX 2050, apesar de ser baseada no Ampere GA107, possui apenas 2048 núcleos CUDA e uma interface de memória de 64 bits, com uma largura de banda de 96 GB/s. Esta configuração é comparável ao que o novo Switch pode oferecer.
Os testes mostraram que, mesmo com especificações reduzidas, a arquitetura Ampere pode lidar com ray tracing acelerado por hardware e DLSS. Jogos como “Death Stranding” e “Cyberpunk 2077” foram testados, apresentando desempenho aceitável em 1080p com DLSS, embora com algumas limitações de memória e quedas de frame rate em cenários mais exigentes.
Video do Digital Foundry:
A RTX 2050 conseguiu rodar “Death Stranding” em 30 fps com configurações padrão, similar ao PS4, e “Cyberpunk 2077” teve desempenho jogável em 1080p com DLSS. Outros jogos como “A Plague Tale: Requiem” e “Control” também foram testados, demonstrando que, apesar das limitações, o novo Switch pode oferecer experiências visuais impressionantes.
Fortnite, utilizando o Unreal Engine 5, mostrou-se jogável, mas com algumas quedas de desempenho, especialmente com ray tracing ativado. Isso sugere que o Unreal Engine 5 será otimizado para o hardware da Nintendo, como visto em demos como “The Matrix Awakens”.
Switch 2 4K? Talvez não!
Apesar das especulações sobre o Switch alcançar 4K com DLSS, os testes indicam que isso pode ser exagero. DLSS apresenta custos computacionais significativos, especialmente ao escalar para resoluções mais altas, o que coloca em dúvida a viabilidade de 4K nativo a 60 fps em um dispositivo móvel.
Os vazamentos e rumores sobre o Switch 2 sugerem que a Nintendo está apostando em um sucessor que aprimora o conceito original do Switch, oferecendo melhor desempenho e qualidade gráfica. No entanto, a empresa precisa equilibrar inovação com familiaridade para garantir que seu próximo console seja tão bem-sucedido quanto seu antecessor.
Fontes: Famiboards, Digital Foudry.
Leia também:
-
Comparativo do Digital Foundry mostra que a idade chegou para o Switch
-
Suyu, emulador de Nintendo Switch é encerrado pela equipe de desenvolvimento