Durante a conferência anual Worldwide Developers Conference (WWDC24), a Apple anunciou uma nova versão do Game Porting Toolkit que promete deixar a vida dos desenvolvedores de games ainda mais fácil na hora de portar jogos para iMacs, Macbooks e, por que não, iPads e iPhones…
Sim, por que não? Afinal, a Apple anunciou que 15 jogos de console e PC vão chegar aos Macs. Porém, muitos deles têm versões confirmadas para iPhones e iPads também.
Jogos anunciados no evento para MacOS:
- Dead Island 2
- Sniper Elite 4
- Wuthering Waves
- Assassin’s Creed Shadows
- Control: Ultimate Edition
- Palworld
- Resident Evil 7: Biohazard
- Riven
- Prince of Persia: The Lost Crown
- Valheim
- World of Warcraft: The War Within
- Frostpunk 2
- Resident Evil 2
- Robocop: Rogue City
- Baldur’s Gate 3
Da lista acima, anunciada para Mac, dos 15 jogos 5 foram confirmados nos iPads : Sniper Elite 4, Wuthering Waves, Assassin’s Creed Shadows, Resident Evil 7: Biohazard e Resident Evil 2. Desses jogos, apenas AC Shadows não será lançado para iPhones.
Isso deixa uma certa dúvida sobre 5 títulos muitos bons que podem chegar ao mobile em um futuro próximo: Baldur’s Gate 3,Dead Island 2, Palworld, Robocop: Rogue City e Control.
Desses jogos os que eu mais acredito que tem chance de serem lançados para iPhones e iPads são Baldur’s Gate 3 e Control.
Baldur’s Gate 3 é da Larian Studios, que já lançou Divinity: Original Sin 2 para iPads em 2021, ou seja, a empresa já tem um bom conhecimento de como adaptar o jogo para de PC para iPads.
Já o game Control, é um game que é também da geração passada, então a possibilidade dele chegar ao iPhone 15 Pro e superiores e iPads com M1 em diante também é possível. Para isso basta games como Death Stranding e Assassin’s Creed Mirage que também estão nos dispositivos da Maçã.
Há também Prince of Persia: The Lost Crown, um game excelente que foi lançado este ano, mas que é um jogo leve com versão até para Nintendo Switch. Dada a recente parceria da Ubisoft com o lançamento de AC Mirage e AC Shadows (em novembro), The Lost Crown pode facilmente fazer o seu caminho para o mobile.
Grande parte dos anúncios do evento como features e novidades do MacOS também estão disponíveis no iOS e iPadOS. Isso indica que os sistema são bastante integrados e que uma novidade que chega em um, chega no outro, mantendo o ecossistema da Apple coeso.
É meus amigos, aos poucos, o iPhone e iPad estão virando verdadeiros consoles da geração atual de videogames, com muitos jogos AAA e games de altíssima qualidade. É uma pena que a Google não esteja se movimentando assim para trazer jogos AAA para o Android.
Fonte: WWDC24