Lançar um novo jogo free-to-play está ficando cada vez mais difícil. Conforme o mercado mobile avança, os jogadores estão ficando cada vez mais seletivos no quesito “jogo grátis”.
Dois belos exemplos são KartRider: Drift e Mortal Kombat: Onslaught. Dois jogos de franquias muito conhecidas que serão desativados apenas um ano após o lançamento de cada um.
KartRider: Drift, um jogo online de corrida de kart, terá seus servidores desligados no dia xxxx. O game, lançado em janeiro de 2023, não agradou os jogadores ocidentais. Curiosamente, a versão coreana e tailandesa continuará.
Já para o controverso Mortal Kombat: Onslaught, a “fatality” para o game será no dia 21 de outubro de 2024. O jogo de RPG e “não ação” da Warner foi fortemente criticado por fãs da franquia por ser todo automático. O game estreou globalmente no dia 17 de outubro de 2023.
Jogos fracos ancorados em franquias de sucesso não são sinônimo de sucesso
Um jogo ser de graça hoje em dia no mobile não encanta mais ninguém.
Experiências chatas e repetitivas com “tudo no automático” existem aos montes na Google Play e App Store. Com isso, fica cada vez mais difícil novos jogos assim alcançarem o sucesso, pois já existem jogos grátis demais no mobile.
KartRider: Drift e Mortal Kombat: Onslaught é o fim da linha e fica o aviso para qualquer produtora desavisada. Os jogos mobile, antes fonte de lucro e sucesso fácil, virou um verdadeiro terreno minado com muitas empresas perdendo dinheiro em projetos fracos e sem alma.