O emulador de PlayStation 3 para Android , o APS3e chegou para abalar toda a cena de emulação. O polêmico emulador já consegue rodar vários jogos do PlayStation 3 como o lendário Demon Souls.
Veja alguns vídeos do emulador rodando os jogos:
Demons Souls:
God of War 3 (demo):
SURREAL DEMAIS!
Essa é a demo de GOD OF WAR 3 rodando no emulador de PS3 para Android, APS3e!
Teste feito no REDMAGIC 10 PRO com Snapdragon 8 Elite, no modo DIABLO!
PS3 rodando no celular, quem diria… Mais detalhes sobre o projeto e como usar nos comentários! pic.twitter.com/G2tgUHJqMI
— Senhor Linguica (@SenhorLinguica) February 18, 2025
Bleach: Soul Resurreccion:
Bleach: Soul Resurreccion, exclusivo de PS3, rodando no emulador de PS3 para Android APS3e.
Jogo está com uma velocidade excelente no REDMAGIC 10 PRO.
Saiba mais sobre o emulador nos comentários abaixo! pic.twitter.com/1blGz3c5vk
— Senhor Linguica (@SenhorLinguica) February 17, 2025
Simpsons:
Working Android PS3 Emulator
byu/Aggressive-Quail-525 inEmulationOnAndroid
Por que o emulador de PlayStation 3 está causando polêmica
Desenvolvido por um Chinês de codenome aenu, e como sempre sem muitas explicações. O projeto para que utiliza código de outros projetos de código aberto e fechado como Termux, RPCS3 (emulador de PlayStation 3 para PC) e Vita3K (emulador de PSVita para Android).
Ao que tudo indica, depois de investigações do programador do Sudachi, o desenvolvedor do APS3e utilizou todos esses projetos para fazer uma “mistura” que resultou nesse novo emulador.
No github a treta já começou com a equipe de desenvolvimento do RPCS3 notificando o desenvolvedor do APS3e por violação de GPL v2 (licença de código aberto). A equipe do RPCS3 solicita que o aenu libere o código. Contudo, ele disse que vai liberar o código se o projeto atingir 2 mil dólares em doação (Acredite se quiser).
Como sempre a polêmica já descambou para ataques pessoais o que indica que esse emulador pode ter uma vida curta.
Polêmicas a parte, o projeto é bem parecido com outro emulador que estava em desenvolvimento o Olympus PS3 e parece utilizar a mesma ideia que é usar a compatibilidade com códigos em Linux do Termux para fazer a ponte com o Android.
Os resultados tem sido promissores, porém, a polêmica promete se acentuar ainda mais, pois a equipe do RPCS3 já disse várias vezes que não vai criar uma versão do emulador para Android.
Pelo visto se eles não criarem, alguém criará.