Quando Prince of Persia: The Lost Crown foi lançado para Nintendo Switch eu logo pensei que esse jogo ficaria excelente no Mobile.
E foi exatamente isso que a Ubisoft fez… mas será que vale a pena?
É o que vamos responder neste review.
(cópia do jogo foi cedida gentilmente pela Ubisoft Brasil)
Um metroidvania modernizado e cheio de estilo
Lançado como um metroidvania modernizado, The Lost Crown surpreendeu a comunidade gamer quando chegou no começo do ano passado.
Com combates afiados, controles precisos e uma duração acima da média, o jogo é uma reimaginação dos clássicos da franquia Prince of Persia.
O lance aqui é muita ação, com combates acelerados, parries e outras mecânicas que a galera já conhece de outros jogos mais recentes.
Para um jogo mobile, Prince of Persia: The Lost Crown é um título robusto. Há mais de 20 horas de conteúdo para quem quiser fazer todas as missões.
No comando está Sargon, um dos Imortais, uma espécie de guarda real com poderes dignos de super-heróis. Sua missão é resgatar o príncipe em Mount Qaf, uma montanha amaldiçoada cheia de perigos e distorções temporais.
Dependendo da dificuldade, o jogo não dá nenhuma dica de onde ir, o que remete bastante à exploração de Hollow Knight.
Felizmente, a Ubisoft caprichou na adaptação mobile.
Conteúdo em vídeo:
Um port digno?
Esse review é focado no port mobile do jogo.
Prince of Persia: The Lost Crown é um dos melhores metroidvanias da atualidade e uma adição excelente ao nosso mercado mobile.
Quando jogos de PC e console chegam ao celular, há sempre o risco de falhas — principalmente em compatibilidade e comandos na tela.
Mas aqui, a Ubisoft mandou bem. O jogo é compatível com smartphones intermediários e tops de linha.
Testamos em um POCO F3 e um Galaxy S23, com desempenho estável em 60 FPS. No iPad Air 5ª geração, os gráficos ficaram levemente melhores, apesar de algum shader compilation durante o prólogo.
Jogabilidade adaptada para o mobile
No quesito jogabilidade, a Ubisoft entregou grande nível de customização.
É possível editar os comandos na tela, usar poções automáticas, configurar ataques automáticos e muito mais.
O jogo também permite alterar a dificuldade a qualquer momento e possui um modo guiado, ideal para quem não quer perder tempo explorando às cegas.
Mas não se engane: o jogo tem uma dificuldade elevada. Jogar em tela touch exige precisão e reflexos, então essas facilidades ajudam a equilibrar a experiência.
O jogo possui suporte completo a controles, compatível com Xbox, PS4, PS5 e Gamesir.
Preço: vale a pena?
Prince of Persia: The Lost Crown é gratuito para testar — você pode jogar o tutorial e o prólogo e só então decidir se quer comprar.
Preço: R$ 69,90, com preço promocional de R$ 49,90 no lançamento.
É caro para mobile? Talvez. Mas considerando a qualidade e o tempo de campanha, o valor é justo.
A jornada de Sargon cativa desde o início. A primeira mecânica de manipulação do tempo já mostra o quanto o jogo é bem pensado.
Conclusão
Prince of Persia: The Lost Crown é uma reinvenção bem-sucedida de uma franquia que também tem história no mobile.
Mesmo sem reinventar o gênero, ele eleva o padrão dos metroidvanias no celular com sua direção de arte impressionante e gameplay viciante.
Nota: 10
Desenvolvedora: Ubisoft
Publicidade: Não | Jogo Offline
Contém compras embutidas: Não
Requer Android 7 / iOS 12
Idioma: Português | Tamanho: 3 GB